Muito se fala sobre dieta para emagrecer, mas você sabe como é possível fazer isso de forma saudável? Afinal, na busca pelo corpo ideal, muitas pessoas acabam deixando a saúde de lado e sofrem com o efeito sanfona: quando você perde peso, mas ganha com a mesma facilidade.

O que é efeito sanfona e por que atrapalha a dieta?

Primeiramente, isso acontece muito porque as pessoas optam por caminhos rápidos e dietas restritivas. Por mais que você possa, sim, emagrecer no começo, as chances de você recuperar o peso ou, pior, desenvolver problemas de saúde são muito maiores.

Então, como é possível emagrecer sem deixar de cuidar da saúde? Aqui nesse artigo, reunimos algumas dicas de como você pode cuidar da sua alimentação ao mesmo tempo em que desce alguns números na balança. Portanto, vamos começar?

Dieta para emagrecer: como montar um cardápio saudável?

Consulte um nutricionista

Imediatamente, sempre será o primeiro passo consultar um profissional. Afinal, o nutricionista avalia todas as suas condições de saúde e identifica suas principais necessidades nutricionais. Além de indicar um cardápio balanceado e personalizado para você, ele é capaz de acompanhar o seu progresso e cuidar de você.

Não ignore nenhum grupo nutricional

Além disso, um dos maiores erros de quem quer emagrecer é eliminar grupos de alimentos da dieta. Alguns eliminam os carboidratos, outros as proteínas… Porém, o problema disso é que o nosso corpo precisa de todos esses nutrientes para funcionar bem.

O segredo para a perda de peso saudável é o equilíbrio. Quando montar o seu cardápio, garanta que todos os grupos nutricionais estão presentes em quantidades moderadas. Dessa forma, você não deixa nada faltar para o seu corpo.

Faça escolhas espertas

Outra dica muito boa de dieta para emagrecer é fazer escolhas mais inteligentes na hora de montar suas refeições. Por exemplo, você pode trocar a batata branca pela batata doce. Esse último alimento possui uma quantidade menor de carboidratos e que são mais fáceis de serem sintetizados no corpo.

Dieta para emagrecer

Além disso, é possível trocar a muçarela pelo queijo branco; o arroz comum pelo integral; a mesma coisa com os pães, enfim. Enfim, todas essas trocas caracterizam escolhas conscientes para a sua alimentação e consequente perda de peso.

 Evite restringir alimentos

Por último, não podemos deixar de falar sobre a importância de se permitir comer, mesmo que seja alguma “comida lixo”. Quando você se proíbe de comer algo por muito tempo, é possível criar pensamentos intrusivos e fica cada vez mais difícil cuidar do seu corpo.

Além disso, a restrição é o primeiro passo para a compulsão alimentar. Então, se você sentir vontade de comer algo, coma! Logo, o importante é que a maioria das suas refeições seja saudável.

Em suma, viu como montar uma dieta para emagrecer pode ser mais fácil do que você imaginava? Agora, chegou a hora de pegar o papel e caneta e começar a colocar o seu plano de emagrecimento em ação. Então, boa sorte!

E aí, o que você achou das nossas dicas? Deixe o seu comentário no espaço abaixo! Não esqueça também de compartilhar o artigo em todas as redes sociais.