Se você quer perder peso, com certeza já ouviu falar na dieta Dukan. Criada pelo médico nutrólogo Pierre Dukan, ela se popularizou entre as pessoas por prometer o emagrecimento de forma saudável, garantindo um cardápio variado e nutritivo sem que a pessoa precise exagerar na restrição.

Para atingir os resultados, a dieta é dividida em 4 grandes etapas. Ao longo do artigo, vamos explicar como funciona cada fase, quais são os alimentos mais indicados para a dieta e se ela realmente funciona para perder peso. Então não deixe de ler até o final!

Sem mais delongas, vamos começar.

Entenda melhor as 4 fases da dieta Dukan:

Fase de ataque

A fase de ataque consiste em um período de 7 dias no qual a pessoa pode escolher entre 66 alimentos, todos ricos em proteína e com baixo índice de carboidratos. Aqui, você pode investir em alimentos como por exemplo:

  • Café;
  • Leite desnatado;
  • Farelo de aveia;
  • Ovo;
  • Peito de peru;
  • Iogurte;
  • Frango e etc.

O ideal é sempre que os alimentos sejam proteicos.

Fase Cruzeiro

A segunda fase da dieta Dukan consiste em acrescentar mais 66 tipos de proteína e 34 legumes e verduras, tornando o cardápio ainda mais diversificado. Sua duração também é de 7 dias e você pode começar a ingerir os seguintes alimentos:

  • Rúcula;
  • Tomate cereja;
  • Queijo branco;
  • Brócolis;
  • Pepino e mais.

Fase de Consolidação

Na terceira fase da dieta, o seu corpo já estará mais acostumado a ingerir proteínas. Portanto, você pode diversificar os grupos de alimentos. Agora, são acrescentados pães integrais, frutas, novos tipos de queijo e alguns carboidratos.

A duração da fase de consolidação é maior: geralmente em torno de 10 dias. Após esse período, você passa para a última etapa da dieta Dukan.

Fase de estabilização

Como mencionamos acima, a dieta Dukan funciona como uma reeducação alimentar, e não uma dieta restritiva. Portanto, a fase de estabilização tem como objetivo abrir de vez o cardápio, permitindo todos os grupos de alimentos e dando liberdade para a pessoa escolher o que quer ingerir.

Essa fase é importante porque, neste ponto, você já conhece melhor o seu corpo e sabe o que funciona para perder peso e se manter saudável. Portanto, as únicas recomendações são as de que você passe um dia ingerindo apenas proteínas e construa também uma rotina fixa de exercícios físicos.

A dieta Dukan emagrece?

Agora que você já sabe mais sobre esse processo de reeducação alimentar, vamos falar sobre a perda de peso. A premissa de Dukan é que o nosso corpo usa os carboidratos como principal fonte de energia. Ao diminuir a ingestão destes nutrientes, o corpo começa a queimar gordura para manter a energia.

As proteínas garantem que você não ficará mal nutrido e dão o empurrãozinho que o organismo precisa para manter a disposição. Vale lembrar que o ideal é que qualquer dieta seja acompanhada por um nutricionista. Afinal, esse profissional e capaz de entender quais são as suas necessidades nutricionais individuais e garantir que você está no caminho certo pra um estilo de vida mais saudável.

Portanto, antes de começar a dieta, converse com o seu nutricionista para avaliar se ela é uma boa opção para você. Boa sorte!

E aí, restou alguma dúvida sobre a dieta Dukan e como é possível perder peso com ela? Então deixe seu comentário abaixo e vamos ajudá-la. Não esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais!