Você já ouviu falar no ciclo do ioiô? Esse termo é muito utilizado para exemplificar relacionamentos inconstantes e que podem ser muito prejudiciais para o casal e para vocês dois como indivíduos.

O término de um relacionamento e até mesmo as famosas DRs não são coisas fáceis de se encarar. A frustração e incerteza que acompanham essas fases fazem com que você se sinta desamparada e insegura em relação ao futuro. E aí que entra o perigo do ioiô.

Antes de tudo, vamos explicar o que significa esse termo.

O que é o ciclo do ioiô?

Esse conceito é utilizado para rotular os relacionamentos que “vem e vão”. Ou seja, é aquele casal que termina o namoro, retoma a relação e termina novamente, sem ter nenhuma decisão concreta e permanente.

É aí que mora o problema. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Missouri apontou taxas altíssimas de relacionamentos abusivos que se enquadram nessa descrição. Consequentemente, esse tipo de relação geralmente acompanha problemas como a falta de comunicação e de responsabilidade do casal.

O que é ciclo do ioiô

Segundo a pesquisa, o ciclo do ioiô aumenta as chances de você sofrer com depressão, ansiedade e outras condições psicológicas. Afinal, o ser humano precisa da rotina e da segurança para um estilo de vida saudável.

Infelizmente, esse tipo de relacionamento é muito comum e você pode entrar neste ciclo por diversos motivos. Dentre todos, podemos destacar:

  • O medo de ficar sozinha;
  • A dificuldade de desapegar de alguém que você ama;
  • Receio de machucar o outro, ainda que você não tenha mais sentimentos;
  • Medo de ser julgada por outras pessoas e outros.

Logo, se você se identificou com algum destes motivos, então talvez seja a hora de levantar a bandeira vermelha para identificar os sinais de um relacionamento que já não faz bem para você. Porém, como é possível sair dessa?

Como me livrar deste ciclo?

A primeira coisa que você pode fazer é incentivar uma conversa matura e responsável com o seu parceiro. Pergunte a si mesma e ao ente querido onde vocês se imaginam em dez anos e se ainda faz sentido levar uma vida juntos. Tente identificar os sentimentos de ambos para ver se ainda vale investir nesse relacionamento e se é o que os dois desejam.

Por mais que essas podem ser perguntas difíceis, acredite: elas são muito necessárias.

Além disso, é importante que você trabalhe também os seus medos, frustrações e inseguranças. Ainda que seja complicado, o ideal é que você busque o autoconhecimento para conseguir decidir o que é melhor para você. Da mesma forma, é preciso conseguir tomar uma decisão definitiva quando o assunto é o relacionamento.

Contar com o apoio da sua família e amigos neste momento também pode fazer toda a diferença para se livrar do ciclo do ioiô. Portanto, procure manter ao seu redor pessoas que te fazem sentir bem e querida.

Por mais que não exista a possibilidade de falar que isso será fácil, cortar o ciclo da sua vida de uma vez por todas fará muita diferença na sua saúde mental e bem-estar. A princípio, você pode não perceber isso no momento, mas com o tempo verá que isso fez de você uma mulher muito mais segura e dona de si.

Você ainda tem dúvidas sobre o tema ou quer compartilhar alguma insegurança conosco? Então aproveite o espaço de comentários abaixo e não deixe de divulgar este artigo nas redes sociais!